sábado, 1 de junho de 2013

Rotary Realizará Projeto de Prevenção da Gravidez na Adolescência e Doenças Sexualmente Transmissíveis


A prevenção e o tratamento de doenças fazem parte das áreas de enfoque do Rotary International, e o Rotary Club de Mogi Guaçu, estará nos próximos meses desenvolvendo projeto objetivando a PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA e DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS.

O Rotary entende que isto vem de encontro a uma grande necessidade, porque a gravidez na adolescência, a Aids (HIV), e o HPV tem sido problemas crescente e sério em vários países no mundo todo, incluindo o Brasil. A porcentagem média de gravidez na adolescência nas cidades da América Latina tem variado entre 20-40% do total de natalidade dos bebes, e continua crescendo cada ano.

Esse é um projeto Humanitário que envolve a distribuição do livro CESTA DOS SONHOS escrito especificamente para ajudar a prevenção da gravidez na adolescência, bem como a transmissão do HIV e HPV (Human Papilloma Virus) e outros riscos envolvidos com a prematura atividade sexual entre adolescentes. O livro originariamente escrito em inglês foi traduzido e adaptado para utilização em Mogi Guaçu.

A apresentação e distribuição do livro acontecerá em palestras especialmente preparadas sobre o assunto e que serão proferidas por profissionais da área da saúde, que voluntariamente estarão cooperando com o Rotary nesta empreitada de mostrar os problemas advindos da gravidez indesejada e das doenças sexualmente transmissíveis.

O projeto será executado inicialmente nas Escolas Municipais de Mogi Guaçu envolverá os mais de 5.000 alunos da 5ª até a 9ª séries do Ensino Fundamental, e poderá ser estendido para as escolas estaduais e particulares.

Os recursos da ordem de quase 12 mil dólares, necessários para execução do projeto serão financiados pela FUNDAÇÃO ROTÁRIA do Rotary International, através do projeto de Subsídio Equivalente entre o Rotary Club de Mogi Guaçu Distrito 4590 e o Rotary Club de Englewood Distrito 6960 na Flórida nos Estados Unidos.

Importante informar que o projeto nasceu do ideal do jovem guaçuano BRAYAN FELIPE que se mudou para os Estados Unidos ainda garotinho, e que numa real demonstração de responsabilidade social, apresentou sua ideia ao Presidente Sebastião dos Anjos Queiróz, que abraçando a causa conseguiu a aprovação do Governador Paulo Celso Motta do Distrito 4590 viabilizando assim a aprovação pela FUNDAÇÃO ROTÁRIA. Mogi Guaçu estará recebendo um aporte de mais de dez mil dólares que serão aplicados no projeto.

O Rotary contará ainda com a colaboração do Corpo Clínico e de Enfermagem da Santa Casa de Mogi Guaçu, e com o apoio e parceria da Secretaria Municipal de Educação de Mogi Guaçu.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário