Anualmente no mês de junho ocorre em todo o universo de Rotary a mudança no comando dos clubes, dos distritos e do Conselho Diretor de Rotary International.
O mandato do Presidente dos Rotary Clubs é de apenas doze meses, ou seja, um ano rotário, iniciando em 1º de Julho e terminando 30 de Junho do ano seguinte.
A troca do comando é importante porque evita a acomodação, uma vez que o Presidente e seus Diretores terão apenas um ano para realizar tudo o que foi planejado.
Desta forma o desenvolvimento e o crescimento do Rotary não sofrem paradas ou estagnação, pois o sentido da existência de Rotary traz dentro de si a marca do movimento, do dinamismo, e da evolução.
A troca de comando nos Rotary Club significa apenas transferir o bastão para outras mãos, pois o rotariano não tem férias, uma vez que o trabalho rotário é permanente.
Vale lembrar que o Rotary é um clube de serviços, e todo Rotariano quando ingressa no clube assume o compromisso perene de trabalhar voluntariamente na realização do ideal de servir, lutando contra tudo o que represente perigo para a amizade, o companheirismo, a paz, o bem de seu semelhante e a ética profissional e pessoal.
Napoleão Bonaparte, o grande general francês, disse que "o exército que ficar em sua trincheira está derrotado". O verdadeiro rotariano também deve pensar assim no seu dia a dia rotário, pois pensando e agindo dessa forma, terá a cada novo ano rotário, o tempo necessário para semear e produzir, no terreno que lhe foi destinado na vida de seu clube.
Como o mandato dura apenas um ano o Presidente está sempre enriquecido com o adubo do entusiasmo e da dedicação, aplicando e compartilhando as forças do seu clube, multiplicando-as em ações e gestos de afirmação.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário