sábado, 25 de fevereiro de 2012

107º Aniversário de Rotary International


O Dia Nacional do Rotary foi instituído dia três de novembro de 1980, através de Lei Federal de número 6.843, para ser celebrado sempre no dia 23 de fevereiro. O autor da Lei Federal foi do Ex-Governador do Distrito 4510 do Rotary International, Antônio Zacarias, Gestão 1985-86, associado falecido do Rotary Club de Presidente Prudente, que fez parte da Câmara dos Deputados em Brasília como Deputado Federal.

No dia 27 de fevereiro, segunda-feira, às 11 horas, no Senado Federal, em Brasília, acontecerá uma sessão solene por parte dos senadores brasileiros, que homenagearão os rotarianos de todo o Brasil, atualmente distribuídos em 2.374 clubes, com 56.278 rotarianos. Os 38 Governadores de Rotary International da atual gestão estão se mobilizando para participarem da solenidade que reunirá centenas de rotarianos de diversas partes do País.

Neste mês, estamos comemorando os 107 anos do Rotary International. Vamos rememorar que, em 1905, quatro homens liderados por Paul Harris resolveram organizar uma associação de homens de negócios com a finalidade de prestar serviços voluntários às comunidades onde cada agrupamento estivesse inserido.

Na época em que o Rotary nasceu, o mundo e os Estados Unidos, especialmente, viviam momentos de insatisfação diante dos distúrbios provocados por grupos que buscavam as facilidades da corrupção, das guerras, da Revolução Industrial e por outros problemas que existiam na sociedade. O Rotary chega exatamente neste momento para juntar em todas as partes do mundo homens dignos, honrados, éticos e responsáveis, cuja honra da família constituída estava em primeiro plano.

Com o tempo, os objetivos e princípios do Rotary foram evoluindo diante da dinâmica da vida em sociedade. Foi assim que em 1917 foi criada a nossa Fundação Rotária, graças a ArchKlump, tendo seu desenvolvimento intensificado a partir de 1947, após o falecimento de Paul Harris, nosso fundador. Naquela oportunidade, o Rotary International incentivou a captação de recursos para que a Fundação pudesse cumprir a nossa missão, em busca da compreensão e da paz mundial – e aí os projetos passaram a surgir de forma progressiva. Num primeiro instante, esses projetos foram pequenos, mas de grande significado, assim como os banheiros públicos construídos na cidade de Chicago no início do século 20.

Segundo Fábio Endrigo Delfino, Presidente do Rotary Club Mogi Guaçu, hoje realizamos projetos de grande porte, que nos deixam honrados de participar dessa instituição internacional, como por exemplo o projeto de erradicação da pólio: falta só um pouquinho para que essa doença desapareça da face da Terra.

Todos os esforços do Rotary International atualmente estão na busca pela erradicação da poliomielite no mundo.

A campanha do Rotary Internacional contra a pólio teve início em 1985. Estudos dão conta de que, em 1988, foram registrados 350 mil casos da doença no mundo. Com os esforços da organização para a vacinação, a cada ano este número foi diminuindo. Em 2010, foram 1.352 casos em apenas quatro países que estavam na chamada zona endêmica, Afeganistão, Paquistão, Nigéria e Índia.

No ano passado foram apenas 650 casos, e a Índia, que este ano completou um sem registrar nenhuma ocorrência, saiu da zona endêmica. Caso permaneça quatro anos sem infecções, será incluída na lista de erradicação.

Foram 2 bilhões de crianças vacinadas desde 1985 em 122 países. "Durante esse período, especula-se que foram prevenidos o contágio de 5 bilhões de pessoas, evitando 250 mil mortes"”,

Os rotarianos espalhados pelo mundo inteiro, já contribuíram com mais de US$1 bilhão e incontáveis horas de trabalho voluntário à erradicação da paralisia infantil.


SOBRE O ROTARY INTERNATIONAL

O Rotary é uma organização internacional de cerca de 1,2 milhão de empresários, profissionais e líderes comunitários. Os sócios dos Rotary Clubs, conhecidos como rotarianos, prestam serviços humanitários, enfatizam altos padrões éticos em suas profissões e ajudam a promover a boa vontade e a paz mundial.

Há mais de 33.000 Rotary Clubs em mais de 200 países e áreas geográficas, os quais constituem entidades apolíticas, não religiosas e abertas a pessoas de todas as culturas, raças e credos. O principal objetivo do Rotary, o qual está refletido em seu lema Dar de Si Antes de Pensar em Si, é servir — na comunidade, no local de trabalho e em todo o mundo. Os rotarianos desenvolvem projetos comunitários, que visam tratar de assuntos atuais e de extrema importância, entre eles crianças em situação de risco, pobreza e fome, preservação do meio ambiente, analfabetismo e violência. Além disso, eles apóiam iniciativas pró-juventude, promovem o desenvolvimento profissional e patrocinam oportunidades educacionais e intercâmbio para estudantes, professores e outros profissionais.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário