É muito comum ouvirmos a pergunta: por que na mesa da presidência existe sempre um sino e um martelo?
Nos navios, o sino tem um simbolismo da ordem e da disciplina. No Rotary, o simbolismo do sino é o mesmo – o da autoridade do presidente. É através do toque do sino que o Presidente chama a atenção do plenário para algum fato ou pronunciamento importante.
Com o toque do sino se inicia e termina uma reunião rotária, e durante uma reunião ele é tocado várias vezes, sempre como símbolo de respeito e atenção.
A origem do uso do sino nas reuniões rotárias data de 1922, quando nos Estados Unidos se realizou um grande concurso de frequência, ficando combinado que o clube perdedor daria ao vencedor um prêmio.
O Clube vencedor foi o de Nova York, que recebeu como prêmio o sino de um navio patrulheiro, colocado numa base de madeira proveniente do navio Vitória, capitânia da esquadra do Almirante Nelson, na famosa batalha de Trafalgar.
Por sua vez, o martelo com que se toca o sino, significa a autoridade do presidente. Por isso, quando o Presidente passa o cargo ao seu sucessor e entrega a este o martelo, esta cerimônia tem o simbolismo de troca de autoridade presidencial também.
(“Conheça Rotary” – José Lobo Bessa)
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário