No dia 13 de outubro é comemorado o dia do fisioterapeuta, a data representa o decreto de lei que regulamentou a profissão, em 13 de outubro de 1969.
Fisioterapeuta é o nome dado ao profissional habilitado à construção do diagnóstico de distúrbios cinéticos funcionais, referente aos músculos-esqueléticos do corpo e à coordenação motora, com o objetivo de restaurar os movimentos e funções comprometidas depois de uma doença ou acidente.
As técnicas usadas por estes profissionais são empregadas desde a antiguidade, com indícios de uso descobertos em cerca de 2698 a.C., na China. No fim do século XVII, as guerras na Europa começaram a produzir um número cada vez maior de pacientes e, a partir daí, sentiu-se a necessidade da formação de profissionais específicos para a área de reabilitação e, com isso, nasceram os primeiros cursos de Fisioterapia.
O Rotary Club de Mogi Guaçu, através da sua Comissão de Serviços Profissionais, na reunião do último dia 10, homenageou o Fisioterapeuta e Rotariano Lucas Antonio Cunha Bronzatto, e através do poema As Mãos do Fisioterapeuta de Ronaldo Cunha Lima, homenageia também todos os profissionais que atuam na área da Fisioterapia:
Mãos que entendem e se estendem nos labores,
Silenciosas mãos de mil cansaços,
Que em contatos contidos, feito abraços,
Se enlaçam em lenitivo a tantas dores.
Mãos que acalmam, diante dos temores,
Calando o medo dos primeiros passos,
Correndo, prescientes, pernas, braços,
Que anseiam lassos pelos seus favores.
São mãos que aos céus ascendem nos desvelos,
As mãos profissionais cheias de zelos
Que animam o amanhã nos dias seus.
Mãos mágicas, que à luz de um hermeneuta,
Refletem as mãos do fisioterapeuta,
Firmes na fé que vem das mãos de Deus.
.